Nome do curso: Transparência Pública

b) Carga horária: 14 horas (9h às 17h)

c)  Datas: 19 e 22 de novembro de 2019

d)  Local: Auditório do CASS - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova – Rio de Janeiro

e)  Instrutor: Lidienio Lima de Menezes

f) Clientela: (Fechada) Funcionários ou contratados da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro responsáveis pela Transparência Municipal.


Curso GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS 


Objetivo:  disseminar os conceitos e procedimentos aplicados na gestão de riscos e controles internos associados, buscando o aperfeiçoamento das atividades de gestão e avaliação sobre os processos de trabalho executados pelas unidades jurisdicionadas do Poder Executivo Federal,  sob a ótica de Gestão das diretrizes da IN Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016.

Ementa de Conteúdo: Conceitos básicos sobre gestão de riscos e controles internos; evolução histórica de riscos e controles; métodos e normativos nacionais e internacionais sobre gestão de riscos; aplicações do tema no Poder Executivo Federal; objetivos da organização; etapas e técnicas para implementação da gestão de riscos; aplicação das etapas em estudo de caso voltado para setor público; outras formas de definição do nível de riscos; diferenciação entre apetite e tolerância a riscos; princípios e objetivos do controle interno; processo de controle interno e suas limitações; responsabilidade dos gestores e dos auditores; linhas de defesa; formas de atuação quando o risco se materializa.

Data: 11 e 12/11/2019
Horário: das 9h às 18h

Local: Auditório da CGU-Regional (Av. Presidente Antônio Carlos, 375, Sala 729, Ministério da Fazenda, Centro, Rio de Janeiro)


Curso Principais Funcionalidades do Portal da Transparência do Governo Federal

Local: Auditório da CGU-Regional (Av. Presidente Antônio Carlos, 375, Sala 729, Ministério da Fazenda, Centro, Rio de Janeiro)

Data: 10 de outubro de 2019

Carga Horária: 2h (10h às 12h)




 




Curso DETECÇÃO DE FRAUDES EM LICITAÇÕES - Rio de Janeiro

Local: Auditório da CGU-Regional (Av. Presidente Antônio Carlos, 375, Sala 729, Ministério da Fazenda, Centro, Rio de Janeiro)

Data: 5 e 6 de setembro de 2019

Carga Horária: 16h (9h às 18h)


OBJETIVO: Embasar os servidores federais de referencial teórico para efetiva implantação de combate à corrupção e fraudes em licitações nos diversos setores da administração.

 

PÚBLICO ALVO:

• Servidores responsáveis pela área de auditoria e controles internos e externos